HOME NOTÍCIAS VÍDEOS BLOG SAL CULTURAL JORNAL O WESLEYANO CONTATOS

Do ponto de vista cristão, universo religioso em que nos situamos, é fundamental uma revisão do sentido profundo da ascese, como uma proposta de exercício que visa acima de tudo elevar o homem até Deus, através da abertura ao Espírito. Importa , no esforço de renovação do sentido autêntico da ascese, voltar às raízes bíblicas e proto-cristãs e limpá-la de muita roupagem cultural, filosófica que a deturpou e a tornou mais pagã do que cristã. O modelo é sempre Cristo e a sua vida na terra.
Ascese é, por excelência, o exercício de elevação que através de práticas que sigam o caminho da moderação e desenvolvam o auto-domínio, o combate de todo o tipo de excesso que destrua e desqualifique o ser humano. A ascese deve ser entendida como um exercício que promova a valorização da vida humana, garantindo a sua abertura ao transcendente. 
Mas a ascese não é, em sentido cristão, alheamento do universo humano, das sociedades, dos problemas reais, antes deve capacitar o homem inundado pela graça divina para torná-lo mais tento, solidário, empenhado na construção da sociedade terrena dos homens e orientá-la para um horizonte de transcendência.

José Eduado Franco
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Prof. de Ciências da Religião da U Lusófona

Ficha Técnica

Autor: Eduardo Vasconcellos
Páginas: 134
Tamanho: 14 x 21
ISBN: 978-85-91002-40-5

De R$ 28,00 por R$ 23,80 + frete